terça-feira, 8 de junho de 2010

Era da informação


Sabemos que os meios de comunicação integrados a educação é tarefa urgente, vista que todas as tecnologias estão presentes em todas as esferas da vida sociocultural. Para tanto se faz necessário ações para que insiram as tecnologias dentro da escola e principalmente promover a capacitação dos professores para utilização das mesmas, entendendo o papel de cada ferramenta tecnológica (vídeo, TV, internet,)etc. com isso, as aulas podem se tornar mais atrativas, dinâmica e interativa.
Para Arruda (2004), o grande desafio hoje, no que diz respeito ao trabalho do docente, é a sua atuação em uma região de fronteira, com as transformações ocorrendo a todo o momento. Tudo isso gera incertezas em seu trabalho.
As incertezas apresentam de duas formas. A primeira é de caráter pedagógico: os trabalhadores das diversas áreas da educação sentem dificuldades em utilizar TIC ou, quando o fazem, não conseguem utilizar todo o potencial trazido pelas tecnologias. Em segundo lugar, as incertezas perpassam as relações econômicas e sociais. Em uma sociedade altamente competitiva como a nossa, as tecnologias, muitas vezes, acabam sendo usadas como símbolo de distinção entre os indivíduos (ARRUDA, 2004, P. 51).
Enfrentar esse desafio é mais uma tarefa do professor. Para isso precisa buscar formação, atualização de seus conhecimentos.
Na era da informação requer uma profunda reflexão do sistema educativo e a escola não pode ignorar isso as transformações sociais são rápidas e a escola tem que se adaptar a eles pensando no alunado na era da net.

Nenhum comentário: