terça-feira, 8 de junho de 2010

Era da informação


Sabemos que os meios de comunicação integrados a educação é tarefa urgente, vista que todas as tecnologias estão presentes em todas as esferas da vida sociocultural. Para tanto se faz necessário ações para que insiram as tecnologias dentro da escola e principalmente promover a capacitação dos professores para utilização das mesmas, entendendo o papel de cada ferramenta tecnológica (vídeo, TV, internet,)etc. com isso, as aulas podem se tornar mais atrativas, dinâmica e interativa.
Para Arruda (2004), o grande desafio hoje, no que diz respeito ao trabalho do docente, é a sua atuação em uma região de fronteira, com as transformações ocorrendo a todo o momento. Tudo isso gera incertezas em seu trabalho.
As incertezas apresentam de duas formas. A primeira é de caráter pedagógico: os trabalhadores das diversas áreas da educação sentem dificuldades em utilizar TIC ou, quando o fazem, não conseguem utilizar todo o potencial trazido pelas tecnologias. Em segundo lugar, as incertezas perpassam as relações econômicas e sociais. Em uma sociedade altamente competitiva como a nossa, as tecnologias, muitas vezes, acabam sendo usadas como símbolo de distinção entre os indivíduos (ARRUDA, 2004, P. 51).
Enfrentar esse desafio é mais uma tarefa do professor. Para isso precisa buscar formação, atualização de seus conhecimentos.
Na era da informação requer uma profunda reflexão do sistema educativo e a escola não pode ignorar isso as transformações sociais são rápidas e a escola tem que se adaptar a eles pensando no alunado na era da net.

Um comentário:

Anônimo disse...

NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

RENATO PINHEIRO CONDURÚ (Belém-Pa, 25/08/1926 - 23/06/1974), ENGENHEIRO-MATEMÁTICO PARAENSE: INDO DO GUAMÁ ALÉM DO VAL DE CÃES ( solicite por e-mail: jbn@ufpa.br)

ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S. , CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA, www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf, acesso fev/15