sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Minha reflexão sobre cominidade virtual.

Na minha concepção, relações estabelecidas por pessoas na lista de discussão, blog, orkut, msn, fóruns...através de ambiente virtual, facilita nossa comunicação além da informação sobre tudo o que acontece no mundo. Essas trocas de experiências faz com que adquirimos conhecimentos coletivos, compartilhando informações rompendo barreiras geográficas. Tudo isso só é possível mediante redes, que capta e redistribui informações permitindo a qualquer pessoa que tenha acesso ao uso dessa tecnologia. Se informar das mais diversos assuntos discutidos mundialmente, ao meu ver tem facilitado e muito nossa vida principalmente quando se trata do tempo o uso dessa tecnologia abre novas possibilidades permitindo pessoas trabalhar até mesmo de sua própria casa acompanhando passo a passo de uma empresa através de um computador. Tudo isso só concretiza se houver de fato a participação dos membros na comunidade. Essa dinâmica desenvolvida possibilita a discussão livremente e a nossa reflexão. A sociedade tem se beneficiado com esses avanços, Cabe a cada um de nós o aperfeiçoamento para lidar com esses avanços.

Elizabete Novais.

12 comentários:

beatriz disse...

Concordo quando você fala que a tecnologia nos proporciona a troca do conhecimento e das informações adquirida, como também tem facilitado e melhorado o tempo das impresas. Mas será que a sociedade só tem se beneficiado com esses avanços?

Bj, Têiles!!!!!!!!!

morando aqu disse...

uma comunidade não precisa ter somente os membros,é preciso que as pessoas sejam ativas nos questionamentos provocados. logo logo definiremos como perecida uma comunidade que foi criada e nela só se encontra os perfis dos participantes porque não há envolvimento participativo dos membros.

Mari disse...

Também concordo contigo, quando você fala que estas novas tecnologias nos permitem obter informações dos mais distantes lugares.
Com o desenvolvimento das novas tecnologias,podemos ficar pasmados, principalmente por saber que quem mora em uma roça,hoje em dia,vivem mais interligados com o mundo obtendo informações através de um aparelho de televisão, de um rádio, ou até mesmo de um celular.Coisa que pensávamos, jamais presenciar por tão cedo.NÃO É FANTÁSTICO?
Então,imagine só também, se pudêssemos fazer um comunidade virtual em nossa escola, ou levássemos no Tabuleiro Digital nossos alunos para utilizarem para um bate-papo entre eles, ou até mesmo para desenvolver algum trabalho individual ou coletivo.Quantas aprendizagens seriam adquiridas!
O quê achas?

bete disse...

Com certeza Mari as aprendizagens seriam ampliadas mesmo porque o mundo virtual facinam as crianças e como elas tem a facilidade de lidar com essas ferramentas.É fantástico! Enquanto o tabuleiro digital não chega até ás nossas escolas teremos que usar da criatividade usando diferentes recursos para cada vez mais
ampliar o processo da aprendizagem.

Cristina disse...

Eu já estou tentando e quase conseguindo entrar nesse mundo virtual que ainda acho meio complicado.Mas vamos lá sei que conseguirei,se não como funcionará nossa comunidade sem participação?
Bjs Betinha!

brisa disse...

Elizabete concordo em parte com o seu comentário a respeito do uso da tecnologia ao nosso favor, no entanto fiquei a questionar: 'se ela só nos trás benefícios?'

bete disse...

Claro que não é so isso Teiles a tecnologia da comunicação e informação vem avancando a cada momento,citei um dos pontos que essa tecnologia nos favorece.Como tantos outros ,imagine você assistir aula através de uma tela com professores fazendo mediações de outros estados? As mudanças,no entanto não param por aqui,até o mundo doméstico sofre modificações,temos máquinas de lavar louças e de lavar roupas programáveis,doenças tratadas a tempo graças a sofisticadas máquinas de diagnóstico,enfim,enúmeros de artefatos programáveis e auto-regulados capazes de tomar decisões,de executar tarefas sozinhos e de conversar entre si.
Esses são alguns de milhares avanços tecnológico que tem facilitado nossa vida cotidianamente.Elizabete

celia disse...

Concordo com você Bete. Quando você diz que por meio do avanço tecnológico, tem proporcionado as empresas a um crescimento maior de intercâmbio onde essas tem utilizado desta ferramenta para efetuarem suas vendas e cada vez mais buscam alternativas para expandirem em ambientes virtuais, promovendo situações favoráveis onde o cliente possa estar pesquisando uma melhor opção de compra.

Naura célia.

celia disse...

Concordo com você Bete. Quando você diz que o avanço tecnológico, tem proporcionado as empresas a um crescimento maior de intercâmbio, onde essas tem utilizado desta ferramenta para efetuarem suas vendas e cada vez mais buscam alternativas para expandirem em ambientes virtuais, promovendo situações favoráveis onde o cliente possa estar pesquisando uma melhor opção de compra.

Naura célia.

Alaides Nunes disse...

È isso air Bete de acordo com os avanços tecnológico que temos observado, percebemos a inteligência do ser humano porque a cada dia eles criam situações com tentativa de encontrar respostas consistentes para os problemas,nessas tentativas podemos perceber:computador,máquinas de lavar louças e roupas,máquinas para diagnósticos e muitos outros. Já pensou o que seria de nós com essa correria se não fosse as máquinas...

beatriz disse...

BETE

Concordo plenamente com todos os pontos que vc citou em relação aos grandes avanços da tecnologia em nosso dia a dia, da facilidade da troca do conhecimento. E concordo quando Mari fala da importancia da tecnologia em nossa sala de aula.

Mas não podemos deixar de pensar que esse mundo tecnológico tem beneficiado a sociedade para o bem, como também para o mal.E foi o que questionei.Será que a sociedade só tem beneficiado com esses avanços tecnológicos

bj,Têiles

Sule disse...

Querida Elizabete! Você se posiciona fortemente na tua reflexão, muito bom isso! Apenas senti falta de articular com as leituras... Consigo evidenciar suas leituras, mas senti falta de uma maior argumentação relacionando com os autores lidos!

Lembre-se que indicamos quatro textos para leitura e pedimos que na reflexão vocês articulassem os pontos comuns desses textos relacionando-os com a reflexão! Entenda que não é apenas citar ou trazer os autores... É sim, argumentar, dialogar junto com o que foi estudado!

Nós três (eu, Adriane e Bonilla), que estamos acompanhando o caminhar de vocês um pouco distante, só conseguiremos identificar teus estudos quando estes são evidenciados nas reflexões! Você esta em um bom caminho! Só precisa começar a estabelecer essa conexão entre o que a Elizabete compreendeu com o que os autores estão dizendo!

E isso será fundamental na sua formação. Esse curso tem como objetivo incentivar a Elizabete, professora da rede municipal de Irecê, como autora e co-autora de conhecimento e cultura, e para tal, precisamos ousar mais, escrever mais, articular nossas ideias com nossos estudos...

Enfim! Estamos apenas no primeiro ciclo, temos muito a aprender, a trocar a produzir!
bjinhos
Sule