sábado, 18 de outubro de 2008

Linha de Tempo

Universidade Federal da Bahia-UFBA
Faculdade de Educação-Licenciatura em Pedagogia
Ensino fundamental/ séries iniciais/ projeto Irecê
Orientadora- Roseli Sá
Geac- Grupo de Estudo Acadêmico
Cursista- Elizabete Rodrigues Novais


Linha de tempo

Em 1969, acontecia um fato na história do Brasil, a libertação do comunista Gregório Bezerra, na capital do Recife. Naquele mesmo ano eu estava vindo ao mundo num povoado do município de Lapão-Ba.
Em 1985 Tancredo Neves adoeceu e faleceu antes mesmo de chegar a assumir o governo federal, Tornou-se então presidente da república o senhor José Sarney, que ocupava o cargo de vice- presidente. No mesmo ano eu estava concluindo o ensino do 1º grau no colégio Centro Educacional Cenecista Antônio Matos Filho em Aguada Nova, lugar pequeno que tinha mais ou menos dois mil habitantes.
No ano de 1986, fui morar com meus tios na cidade de Miguel Calmon-BA, onde iniciei os estudos do 2º com dois cursos: Magistério e contabilidade, prosseguindo somente com um desses cursos. (Magistério).
Nessa mesma época o Presidente da República José Sarney, convoca pessoas para assegurar o plano cruzado. Dois anos depois em 1989, eu estava concluindo o 2º grau, e o então Presidente da República José Sarney sancionava a lei do divórcio (17 de dezembro de 1989). No inicio dos anos 90, estava trocando alianças com o meu esposo Pedro Oliveira Ribas. Ainda no mesmo ano, final de dezembro nascia minha 1º filha. No Brasil vi o crescimento de Fernando Collor de Melo, também estava acontecendo no mundo a unificação das Alemanhas, que passa a ser comemorado anualmente como o dia da unidade.
Dois anos depois, iniciava na área da educação, trabalhando com sala multisseriada meu primeiro emprego.
No Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo acontecia a Chacina do Carandiru, morrendo 111 presos, no mesmo ano lançaram a nota de R$20,00, e também a seleção brasileira tornava pentacampeã mundial na copa do mundo, no mesmo ano nascia minha segunda filha. Em 1994, morria o piloto Airton Senna no circuito de Imola na Itália. No mesmo ano elegíamos o presidente Fernando Henrique Cardoso. Quatro anos depois, 1998 o presidente é reeleito e nascia minha terceira filha. Continuava lecionando agora não mais em sala multisseriada.
Quatro anos depois, em 2002 o Brasil elegia o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, primeiro presidente da esquerda governar pela direita, neste mesmo ano acontecia um acidente de carro com o meu esposo.
Em 2004 assistir pelos canais de TV a primeira crise política do Presidente Luiz Inácio. No mesmo ano passava no concurso de educação infantil na rede municipal de Irecê, um ano depois fui convocada para trabalhar. Acontecia no Brasil o escândalo do mensalão, provocando outra crise política no governo de Lula.
Em 2006, para melhor conciliar a vida pessoal e profissional mudava para a cidade de Irecê, no mesmo ano o Presidente Lula é reeleito. Em 2008 ingresso na Faculdade no curso de pedagogia e o Brasil escolhe seus representantes para prefeito. Em Irecê elegemos o senhor José das Virgens.

Um comentário:

cristina disse...

Olá Bete.

Lendo seu texto observo que muitos desafios foram vencidos e que vc é uma pessoa muito otimista, acredito que as dificuldades da vida nos faz refletir enquanto educador e profissional que somos.

Um abraço.

Ana Cristina.