A história é o estudo das sociedades humanas ao longo do tempo. Seu objetivo é identificar mudanças e permanências, de modo que possamos compreender as transformações sociais formadoras de nossa identidade coletiva.
Por meio do estudo do passado, podemos compreender melhor o nosso presente, de modo a orientar nossas ações de maneira efetiva e consciente.
A história da educação se constitui no entrecruzamento de duas áreas de estudo: A HISTÓRIA E A PEDAGOGIA. A palavra pedagogia vem do grego (pais, paidós = criança; agein = conduzir; logos = tratados, ciência). Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogo os escravos que acompanhavam as crianças até às escolas. Como escravo ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessário.
Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no lidar com as crianças.
Hoje, Pedagogo é o especialista em assuntos educacionais, e pedagogia, o conjunto de conhecimentos sistemático relativos ao fenômeno educativo. É isso mesmo? Quem pode contribuir mais com essa discussão? Estou aguardando.
Um comentário:
Olá Elizabete, gostei muito de sua pesquisa e acredito que pesquisa como esta fazem toda a diferença.
É muito importante saber a história da educação, pois assim observamos o quanto avançamos no campo pedagógico
Postar um comentário