terça-feira, 25 de novembro de 2008

Festa das Palavras

FESTA DAS PALAVRAS

No dia quatro de novembro, de 2008, mais precisamente ás 7h da noite, no auditório da UFBA, aconteceu uma linda festa em homenagem ás palavras. Os cursistas estavam todos ansiosos. Afinal, esta festa foi bastante comentada.
Iniciou com a professora do curso de Licenciatura em Pedagogia da cidade de Irecê, na pessoa de: Lícia Beltrão, uma sábia conhecedora das palavras relatando um texto que a mesma construiu com base na organização e expectativas do grupo para a festa das palavras.
Com muita tranqüilidade iniciou fazendo a leitura das produções de poesias feitas por nós cursistas, inspirados pelo grande autor e também conhecedor das palavras Bartolomeu Campos de Queiroz.
No dia anterior, tivemos toda orientação da professora Lícia Beltrão a respeito de como seria essa festa. Organização, lista de convidados, definição do espaço, decoração do ambiente, definição da hora, duração, produção dos convites, escolha da trilha sonora, autdoo, telegrama, recital, discurso, jornal, classificado, manchete, confecção de cartão entre outros.
As cursistas participantes dessa atividade demonstraram muita criatividade porque sabemos que as palavras merecem. Afinal, elas nos acompanharão por muitos anos. Depois desta festa sairemos com mais conhecimentos, que por sua vez, nos levará á escrita do memorial durante todo curso. Continuo a leitura do texto, rodeada de palavras doces,felizes, alegres,risonhas eufóricas, tímidas, sábias,confusas,atentas,entre outras, os grupos se apresentavam.Tinha convidados reais,irreais mas, que faz ou já fizeram sua história e que hoje estão nos ajudando a construir a nossa história.
Veja você, quem veio prestigiar a festa da Dona Palavra! Carlos Drummond de Andrade, José Paulo Paes, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles Castro Alves,Roseana Murray entre tantos outros marcos da literatura.
Nossa! As palavras felizes gritavam. Há, há, há,as admiráveis deslizavam ao verem os músicos tocar com tanta emoção para elas.
A animação continuou, logo em seguida entra com toda elegante Cecília Meireles, que contou um pouco da sua vida, como descobriu as maravilhas da escrita. A palavra deslumbrante ficou encantada com tudo que estava acontecendo. Porém, não parou por aqui o recital poético deu um show, falou de amor, emoções, sentimentos, brincaram até com as palavras!Sabemos que quanto mais brincamos com elas mais novas ficam, como a água do rio que é água sempre nova, assim disse José Paulo Paes.
Emoção mesmo sentiu quando Chico Buarque de Holanda e Milton Nascimento dois ícones da música popular brasileira cantando BEMVINDA.
E viva as palavras! Que sejam todas bem vindas, bem recebidas, bem acolhidas por nós e que possamos aproveitar de seus significados enriquecendo o vocabulário com novas palavras.
Foi uma noite de emoções, criatividade e que deixamos as palavras flutuarem percebi até que a palavra sono passou rapidinho por lá, talvez por que a animação estava no comando da apresentação da festa. O telegrama passou por lá deixando uma mensagem: Ganharemos brindes essa noite. Foi sorteado Jornal da Bahia, Revistas, Livros, Cartão Postal, Textos, entre outros.
É, dona palavra que mesmo nos ajudar com tanta sabedoria, cabe a nós lhe procurar, existem muitos ambientes onde vamos encontrar.
Como reflexões deixam as belas palavras do autor João Cabral de Mello Neto.
TECENDO A MANHÃ
UM GALO SOZINHO NÃO TECE UMA MANHÃ:
ELE PRECISARÁ SEMPRE DE OUTROS GALOS.
DE UM QUE APANHE ESSE GRITO QUE ELE
E O LANCE A OUTROS; DE UM OUTRO GALO
QUE APANHE O GRITO QUE UM GALO ANTES
O LANCE A OUTRO; E DE OUTROS GALOS
QUE COM MUITOS OUTROS GALOS SE CRUZEM
OS FIOS DE SOL DE SEUS GRITOS DE GALO,
PARA QUE A MANHÃ, DESDE UMA TEIA TÊNUE,
SE VÁ TECENDO, ENTRE TODOS OS GALOS...

Nenhum comentário: